sábado, 5 de março de 2011

Quadribol


Bolas
O quadribol possui três diferentes tipos de bolas: uma goles (quaffle), dois balaços (bludgers) e um pomo de ouro (golden snitch).
Balaços
Os primeiros balaços (bludgers) eram pedras voadoras, e na época de Mumps tinham sido meramente desbastadas para assumirem uma forma arredondada. Apresentavam, porém, uma importante desvantagem: podiam ser quebradas pelas maças magicamente reforçadas dos rebatedores do século XV, caso em que todos os jogadores passavam a ser perseguidos pelos fragmentos da pedra até o resto da partida.
Provavelmente, deve ter sido essa a razão pela qual algumas equipas de quadribol começarem a experimentar balaços de metal no início do século XVI. Ágata Chubb, especialista em artefatos mágicos antigos, já identificou nada menos que doze balaços de chumbo desse período, encontrados tanto em turfeiras irlandesas quanto em brejos ingleses. "São, sem a menor dúvida, balaços e não balas de canhão", escreve ela.
Com o tempo, os feiticeiros descobriram que o chumbo era demasiadamente macio para a fabricação de balaços (qualquer mocada deixada nele afectava a sua capacidade de voar em linha recta). Actualmente, eles são feitos de ferro e têm vinte e cinco centímetros de diâmetro. Os balaços são enfeitiçados para perseguir os jogadores sem discriminá-los. Se for permitido que ajam livremente, eles atacarão o jogador mais próximo, sendo a tarefa do batedor manter os balaços o mais longe possível da sua própria equipe e mandar o balaço para a equipe adversária.
Goles
Ver artigo principal: Goles
A goles (quaffle) é usada pelos artilheiros para marcar golos num dos três arcos. Cada golo corresponde a dez pontos.
Era inicialmente uma bola de couro pesado e não se aproximava em nada do formato redondo de hoje. Mais tarde ganhou um formato redondo e sem saliências, sendo equipada com uma alça de couro para facilitar seu controle. Séculos depois, a goles ganhou três cavidades e pintura castanha. Eventualmente foram adicionados um feitiço de levitação, para evitar que ela caísse muito rápido, e um feitiço de aderência para facilitar o seu controlo;a sua cor foi mudada de castanho para vermelho, para facilitar a sua localização caso caia num chão lamacento ou de terra. Actualmente, a goles tem 30,5 centímetros de diâmetro.
Pomo de ouro
Ver artigo principal: Pomo de ouro
O pomo de ouro ou snitch dourada (golden snitch) é, como o nome indica, uma bola dourada. É minúscula (cabe na palma de uma mão) e se move aleatoriamente pelo estádio com suas pequenas asas extremamente velozes. O pomo de ouro costuma decidir jogos, pois o seu apanhamento delimita o fim de uma partida. Cada time possui um apanhador que tem de ficar sobrevoando o campo até encontrá-lo. A equipe que o captura ganha 150 pontos; não necessariamente, todavia, a equipe que apanha o pomo é a vencedora: caso a outra equipe tenha feito um placar que, mesmo após a captura do pomo, seja superior, será essa a vencedora.
Credita-se a sua invenção a Bowman Wright, um competentíssimo encantador de metais. Foi inventado para substituir o uso do pomorim dourado (animal mágico muito rápido), que era solto no início do jogo devendo ser capturado.
Os jogadores
Os sete jogadores do time ocupam quatro posições dentro do jogo: três artilheiros (chasers), dois batedores (beaters), um apanhador (seeker) e um goleiro (keeper).
Apanhador
Ver artigo principal: Apanhador
A função do apanhador (seeker) é capturar o pomo de ouro. Em cada time de quadribol existe um apanhador; se este for atingido por um balaço, não pode ser substituído. Artilheiro
Ver artigo principal: Artilheiro (quadribol)
Os artilheiros (chasers) são os únicos, além do goleiro, autorizados a manter a posse da goles; sua função é marcar gols. Cada time possui três artilheiros. São sujeitos aos ataques dos balaços, por isso devem ter grande habilidade para se esquivar deles.
Batedor
Ver artigo principal: Batedor (quadribol)
Há dois batedores (beaters) em cada time, equipados com um taco cada. O seu objetivo é afastar com bastonadas os balaços dos jogadores da sua equipa e colocá-los na rota dos adversários, similares a zagueiros. Protegem os apanhadores.
Em geral são escolhidos rapazes para essa posição, por causa da força física necessária para manejar os tacos e rebater os balaços, mas garotas também podem ser batedoras.
São jogadores que precisam de muita habilidade para voar e ter grande equilíbrio porque, às vezes, é preciso usar as duas mãos para rebater um balaço mais violento.
Goleiro
Ver artigo principal: Goleiro (quadribol)
O goleiro (keeper) é o jogador de quadribol encarregado de defender os três aros, evitando que os artilheiros, de posse da goles, marquem gols. No ínicio do quadribol, os goleiros amarravam-se aos aros com uma corda, para não saírem de perto deles. Hoje, existe uma área que facilita o serviço.
Manobras
Ver artigo principal: Lista de movimentos de quadribol
A manobra de Ploy é uma manobra realizada por dois artilheiros para diminuir as defesas adversárias, colocando um ou mais artilheiros fora da jogada por alguns instantes. Um artilheiro, de posse da goles, penetra na defesa adversária e sobe, com o intento de atrair um ou mais adversários a segui-lo; então, ele larga ou atira a goles para um companheiro voando mais abaixo, que vai ter um adversário a menos com que se preocupar por um tempo. Foi mencionada pela primeira vez em Harry Potter e o Cálice de Fogo, durante a Copa Mundial de Quadribol. A "vítima" foi a artilheira búlgara Ivanova.
A finta de Wronski é o movimento mais perigoso e, consequentemente, um dos mais famosos do quadribol. Consiste em um dos apanhadores voar mais alto e mergulhar, de forma a atrair a atenção do outro apanhador, que acha que o adversário viu o pomo de ouro. O objetivo é fazer o apanhador-alvo seguir o realizador da finta, até que o realizador se desvia do chão, surpreendendo o alvo, que colide com o solo.
O rebate duplo é um movimento em que dois batedores rebatem um balaço ao mesmo tempo, imprimindo-lhe uma força capaz de deixar um adversário desacordado.
A Pancada de Fingbourg é um dos movimentos mais perigosos e eficientes que um artilheiro de quadribol pode realizar. Primeiro ele se aproxima da área e pára por pouquíssimo com a vassoura a 90º, então arremessa a goles para o alto e deixa ela atingir o ponto mais alto na sua trajetória de subida neste nanosegundo em que a goles pára no ar ele desmonta de sua vassoura e a segura como um bastão de beisebol e então acerta com força a goles (agora caindo), realizando um tiro quase indefensável para o goleiro adversário.
A formação de ataque Hawkshead (cabeça de falcão) é a mais usada. Permite aos artilheiros realizarem uma manobra frontal e poderosa, com o portador da goles um pouco mais à frente da formação, que movimenta-se em V. É muito usada pelos ingleses e irlandeses.
A "Slip Groth Roll" consiste no jogador que se coloca à semelhança de uma preguiça, para evitar um balaço.
Vassouras
Ao longo da série são mencionadas seis diferentes marcas de vassoura: Nimbus, Silver Arrows, Shoting Star, Comet, Cleansweep e Firebolt.
[editar] Firebolt
A Firebolt (Flecha de Fogo na versão portuguesa) é a vassoura mais rápida do mundo; Harry Potter é um dos poucos proprietários desse modelo. O time internacional da Irlanda utilizou sete dessas vassouras para a Copa Mundial de Quadribol e foi por isso considerado o favorito ao longo da competição.
Vassoura fabricada com tecnologia de ponta, a Firebolt possui um cabo de freixo, superfino e aerodinâmico, acabamento com resistência de diamante e número de registro entalhado na madeira. As cerdas da cauda, em lascas de betula selecionada à mão, foram afiladas até atingirem a perfeição aerodinâmica, dotando a Firebolt de equilíbrio insuperável e precisão absoluta. A Firebolt atinge 240km/h em dez segundos e possui um freio de ação inquebrável.
[editar] Copa Mundial de Quadribol
A Copa Mundial de Quadribol (Taça Mundial de Quadribol, na versão portuguesa) é o torneio mais importante de quadribol. É disputado pelas seleções nacionais de diferentes países.
No quarto livro da série, Harry assiste com seus amigos à final de uma das edições desse campeonato. A equipe da Irlanda vence a partida, mesmo com o apanhador da Bulgária, Viktor Krum, marcando 150 pontos ao apanhar o pomo-de-ouro.
Postado por Felipe Zach às 20:41 0 comentários Avaliaçoes
As avaliações acontecem todo o final de ano letivo, mas no quinto e sétimo ano, exames importantes são aplicados, e estes decidirão o futuro dos estudantes. São os N.O.M.s (N.P.F.s em Portugal) e os N.I.E.M.s (E.F.B.E.s em Portugal) Cada profissão exige diferentes N.O.M.s e N.I.E.M.s, por isso esses exames são importantes para o futuro.
N.O.M.'s / N.P.F.s
Níveis Ordinários da Magia (Brasil) / Níveis Puxados de Feitiçaria (Portugal) (no original, Ordinary Wizarding Levels Examinations - OWLs, que, em inglês quer dizer Coruja) são os exames que os estudantes de Hogwarts realizam ao final do quinto ano. Os alunos escolhem, além das matérias obrigatórias (Poções, Defesa Contra as Artes das Trevas, Herbologia, Transfiguração,Feitiços, Astronomia e História da Magia), algumas que eles mais gostam ou tem facilidade. Para cada disciplina em que obtêm aprovação o aluno recebe um N.O.M., que serve como indicativo das suas inclinações pessoais e das matérias que estudará para prestar os N.I.E.M.s (EFBEs em Portugal)(veja abaixo).
N.I.E.M's / E.F.B.E.s
Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia (Brasil) / Exames de Feitiçaria Barbaramente Extenuantes (Portugal) (no original, Nastily Exhausting Wizarding Test - NEWTs, que, em inglês, quer dizer Salamandra) são os exames finais que os estudantes de Hogwarts realizam ao final do sétimo ano. Os alunos escolhem, dentre as matérias em que foram aprovados nos N.O.M.'s, que provas prestarão nos N.I.E.M's. Para cada disciplina em que obtêm aprovação o aluno recebe um N.I.E.M., que serve como indicativo das suas inclinações pessoais e aptidões, servindo como critério para admissão num trabalho, quando termina a escola.
É interessante comentar que estes dois exames parecem ter relação com o Sistema Educacional Britânico. Os N.O.M's' seriam as provas finais do Key Stage 3, e os N.I.E.M.'s equivaleriam ao GSCE (General Certificate of Secondary Education).
As notas dos alunos seguem essa tabela. É válida para ambos os exames, N.O.M.'s e N.I.E.M's
As notas usadas para a avaliação dos N.O.M.'s e N.I.E.M.'s são:

Brasil
Notas de Aprovação
Notas de Reprovação
O
Ótimo
P
Péssimo
E
Excede Expectativas
D
Deplorável
A
Aceitável
T
Trasgo

Portugal
Notas de Aprovação
Notas de Reprovação
B
Brilhante
F
Fraco
E
Excede as Expectativas
H
Horrível
A
Aceitável
T
Troll
Postado por Felipe Zach às 20:39 0 comentários Terreno de Hogwarts
A propriedade de Hogwarts é muito vasta, abrangendo o enorme castelo, que possui as salas de aulas e dos professores, os Salões Comunais e Dormitórios dos Alunos, as Cozinhas de Hogwarts, o Salão Principal, o Salão de Entrada, enfim, todos os aposentos usados diariamente pelos alunos. Além disso, possui a parte de fora do castelo, que abrange a Floresta Proibida, o Campo de Quadribol, a Cabana de Hagrid, o Lago, as Estufas e o Salgueiro Lutador.
Como Aparatar e desaparatar não é permitido nos terrenos da escola, devido a encantamentos de segurança, o Expresso de Hogwarts transporta os alunos para a estação de Hogsmeade.Os alunos do primeiro ano chegam à escola atravessando o lago em barcos de madeira. Todos os outros alunos em carruagens aparentemente sem cavalos, mas na realidade, puxadas por Testrálios, que só podem ser vistos por quem já viu a morte de perto. O lago de Hogwarts contém muitas criaturas mágicas como por exemplo a lula gigante, sereianos kappas, dilatex...
Postado por Felipe Zach às 20:38 0 comentários Hino de Hogwarts
Edição original"Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty Hogwarts,Teach us something please,Whether we be old and bald,Or young with scabby knees,Our heads could do with filling,with some interesting stuff,For now they're bare and full of air,Dead flies and bits of fluff,So teach us things worth knowing,Bring back what we've forgot,Just do your best,we'll do the rest,And learn until our brains all rot."

Edição portuguesa"Hogwarts, Hogwarts, Hoggy Warty, Hogwarts,Ensina-nos, por favorQuer sejamos velhos e calvosOu jovens em pleno vigor,Nossas mentes precisam de serRepletas de coisas interessantesPois estão vazias e cheias de arComo balões de gigantes.Ensina-nos o que tiver valorFaz-nos lembrar paz e tormentaDá o teu melhor, enche por favorToda a nossa massa cinzenta!"

Edição brasileira"Hogwarts,Hogwarts,Hoggy Warty Hogwarts,Nos ensine algo por favor,Quer sejamos velhos e calvosQuer moços de pernas raladas,Temos as cabeças precisadasDe ideias interessantesPois estão ocas e cheias de ar,Moscas mortas e fios de cotão.Nos ensine o que vale a penaFaça lembrar o que já esquecemosFaça o melhor, faremos o resto,Estudaremos até o cérebro desmanchar"
Postado por Felipe Zach às 20:35 0 comentários segunda-feira, 31 de maio de 2010
Quais os principais personagens que morrem na serie
Alastor Moody:Abatido durante a Batalha dos Sete Potters.
Alvo Dumbledore:Um Avada Kedavra previamente combinado com Snap.
Belatriz Lestrange:Assassinada por Molly Weasley na batalha deHogwarts.
Cedrico Diggory:atingido por um Avada Kedavra lançado por Rabicho.
Colin Creevey:Morto em combate na Batalha de Hogwarts.
Dobby:Esfaqueado por Belatriz,na fuga da mansão dos Malfoy.
Edwiges:Um feitiço de um Comensal na batalha dos Sete Potters .
Fred Wesley:Esplosâo de uma parede na batalha de Hogwarts.
Nagini:Decepada por Neville na batalha de Hogwarts.
Ninfadora e Lupin:Mortos em combate durante de Hogwarts.
Rabicha:Se estrangulou com a mão de prata dade por Voldemort.
Rufo Scrimgeour:Morto por Comensais em busca do paradeiro de Harry.
Severo Snap:Estrangulado pela cobra Nagini,a mando de Voldemort.
Sirius Black:Um feitiço de Beletraiz Lestrange na luta do ministerio.
Quirrell:Voldemort abandona seu corpo,que havia possuido.
Vicente Crabbe:Queimado por um Fogomaldito que ele mesmo conjurou.
Voldemort:Um ricochete do Avada Kedavra que lançara em Harry.

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